segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A propósito de Formação

O Record chama hoje a atenção para esta notícia: "Arsenal ataca pérola - Gunners apontam a Ruben Pinto".

Rabusco um pouco mais no arquivo do nosso blog e encontro este escrito do inespugnabile sobre a contratação de Filipe Menezes o ano passado e sobre a qual eu tinha colocado algumas dúvidas. O post é este:
" A propósito dos disparates que já li sobre a contratação de Felipe Menezes, hoje contactei uma série de pessoas que conheço, incluindo um familiar que se encontra no Rio de Janeiro e tem responsabilidades no futebol brasileiro. Sem unanimidade na análise (variaram entre o bom e muito bom...), há uma frase que retive: "se confirmar aí metade do potencial que lhe reconheço, acertaram em cheio!"
Mas, como é evidente, quem são estas pessoas, que estudam o mercado diariamente, que analisam centenas de jogadores, que dinamizam academias e que tentam perceber o potencial de jovens atletas, perante a sapiência e poder de análise do Mister d (e do piazza, que também decidiu opinar!)"

Como é óbvio, acho que não vale a pena falar sobre o que se passa com Filipe Menezes, que esta época ainda não calçou as chuteiras sem ser nos jogos de preparação. O que está em causa é que continuamos a dar tiros nos pés na Formação, mesmo com a recente aquisição de mais um Director (o terceiro em quatro anos). É que, ao contrário do que diz o Record, Ruben Pinto, talvez um dos melhores talentos que o Caixa Futebol Campus está a produzir nos últimos tempos tem contrato de Formação e não Profissional, como está presente na página da Liga.

Hão-de vir os "advogados de defesa" dizer que ainda é muito novo e tal, a conversa do costume, mas o milhão de euros que se gastou com Filipe Menezes não poderia ter sido aproveitado de outra forma?

3 comentários:

GeracaoBenfica disse...

És um mal-dizente! Não tem contrato profissional porque ainda é muito verdinho. 19 aninhos? por amor de Deus, pensas que o Ruben joga no Brasil ou na Argentina?

Quanto é que toca aos empresários da moda?

Ai já não é do Mendes? Humm está explicado porque ainda não tem as mordomias e ordenado do Diego "Catanado" Lopes, o brazuca que o Mendes nos trouxe como "novo Kaka" por 600.000€

bailarino disse...

"Hão-de vir os "advogados de defesa" dizer que ainda é muito novo e tal, a conversa do costume, mas o milhão de euros que se gastou com Filipe Menezes não poderia ter sido aproveitado de outra forma?"

Mas queres por um puto que precisa de jogar e ganhar calo a ser a 5ª ou 6ª opção no plantel principal e jogar 3 ou 4 jogos por época? grande evolução que iria ter...
Pergunto: o Nelson OLiveira devia ser a 4ª opção no Benfica ou ter 1 ou 2 anos a ter minutos no Paços na 1ª liga?

PS - isto não tem directamente a ver com o Felipe Menezes. Até acho que ele devia ter sido emprestado este ano precisamente para poder jogar mais, porque com o Aimar e o Martins ele está tapadissimo este ano.

Manuel disse...

Mister D,

Deixa-te disso. Já sabes que ninguém liga.
Importante é o trio de ataque, os boicotes aos jogos fora e jogar as culpas nos outros quando corre mal.

Agora isso da formação? Putos Brasileiros? Negócios em Madrid com mais putos Brasileiros? As jogadas para a FPF e para a LIGA? Os 'amigos do peito' a foderem-nos a torto e a direito e a verem jogos no camarote?... Isso é vontade de falar mal!

Deixa-te disso!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!