sexta-feira, 2 de julho de 2010

BCE, BES e BENFICA

Três B's, três entidades distintas com demasiados fios de cruzamento para serem ignorados.

BCE- Banco Central Europeu, que emprestou milhares de milhões à Banca para que estes limpassem a asneirada grossa que andaram a fazer no mercado imobiliário dos EUA, bem como anos e anos de concessão de crédito por tuta e meia, a quem nem sequer meia tuta tinha.

BES- Banco Espírito Santo, que recebeu milhões para cobrir falhas de investimento mal gizado, displicente, laxista.

BENFICA( o maior do Mundo!), financiou-se sem segredo e em larga escala junto do BES para criar uma equipa com condições de disputar títulos. Conseguiu. Ganhou.

Até aqui pacífico. Agora é que a porca torce o dito e proverbial traseiro...

Dia 1 de Julho foi para o BCE "settlement day", ou seja, todo o dinheiro que o Banco Europeu injectou na Banca durante esta crise tem de ser devolvido. Ou seja ainda mais, todos os bancos europeus têm de realizar liquidez para poderem ter crédito.

Acham que o BES através do Stars Fund anda a fazer o quê? "não, deixem lá os jogadores mais um ano, deixem a equipa crescer...temos tempo..."

A Direcção do Benfica anda a ser pressionada numa base horária a vender tudo o que mexa, querem lá eles saber se o Benfica ganha ou não! Precisam do dinheiro agora, como nós precisámos antes.

O Bes faz o seu papel, a Direcção tem de fazer o dela: protelar.

Agora uma coisa é certa, se têm caparro para se meterem no jogo da alta finança têm de saber jogá-lo. Neste momento a única solução é ganhar. Mas, como 95% dos portugueses sabem, é uma merda estar nas mãos do Banco...

Por isso, são de esperar mais saídas abaixo da cláusula, mais confusão, mais atrito.

E tudo seria tão fácil se os ditos "6 milhões" se fizessem sócios, não tínhamos de suar desta maneira, tínhamos financiamento próprio, capitalizáva-mo-lo se preciso fosse, e aí teríamos condições de manter equipas durante 5, 6 anos, e poder em consequência sonhar com vôos mais altos.

Muitos falam e se ufanam de serem Benfiquistas, apenas 218 000 e tal fazem para que isso aconteça. Por isso quem não é sócio não tem direito a vir mandar bitates acerca do modo como a Direcção e o Benfica conduzem negócios.

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

29 comentários:

Pedro disse...

Concordo que deviamos ser muito mais sócios do que somos mas os não sócios têm todo o direito de reclamar à mesma. E se é um questão financeira se calhar muitos gastam mais dinheiro com o SLB do q muitos sócios...basta comprar equipamentos para toda a familia que ultrapassam os valores das cotas. Não é por aí.

Mas reafirmo algo q repito muitas vezes: não percebo como é que um benfiquista não é sócio (excluíndo óbvias situações de dificuldades financeiras). Benfiquista tem q ser sócio.

O Fundo não manda no SLB, temos pena. A direcção só tem é que aguentar. Aceito a venda de mais um jogador, apenas e só isso. Se as coisas estão a apertar então não devíamos ter gasto tanto dinheiro como já gastamos.

piazzanuova disse...

Pedro, o Fundo não manda pouco...

Concordo, e escrevi, a Direcção tem de aguentar. Mas pelo que me é dado a ver, a seguir ao Di ainda devem ir mais três ou quatro...

Cantanhede disse...

Concordo com o Piazza, quem não é sócio não tem legitimidade para criticar o que quer que seja... Essa é a postura tipicamente Portuguesa, assumir o papel dos velhos dos marretas, que nada fazem, mas tudo criticam! Fiz-me sócio há pouco, porque finalmente existe um projecto de liderança que me convence e não me enganei, o nosso Benfica voltou a ser aquilo que sempre foi, Enorme e Ganhador! Em troca, cumpro com o meu dever, pago as minhas quotas e vou ao Estádio sempre que posso porque moro a 300 Km da Luz... Por isso, quem quer mandar bitaites, primeiro ajuda o clube e depois critica... tenho dito!

Reuniao de Noticias disse...

Bom blog, parabéns.
Também tenho um blog sobre futebol, está interessdo numa troca de links?
Eu adiciono o seu blog na minha lista e voce faz o mesmo no seu.
Responda no meu por favor.
Abraços e continuaçao de excelente trabalho.

O meu link:
http://reuniaodasnoticias.blogspot.com/

HugoRasta disse...

Pedro, então há dinheiro para equipamentos para toda a familia e não há 12 euros (ou menos depende da distância) para as quotas?
Isso é que não faz muito sentido. Mas no fundo estamos de acordo, Benfiquista tem que ser sócio.


Completamente de acordo com o piazza, NÃO É SÓCIO NÃO RECLAMA.

MB disse...

Sou sócio, mas acho que isso de "não és sócio tá mas é calado" não é uma atitude. Para isso também "não és sócio, não podes ir ao estádio". Os sócios têm já o privilégio de poder votar. Não podem ter o exclusivo de dar bitaites. Eu quando não era sócio vi um Vale Azevedo ser eleito e sempre disse que aquele tipo era um "vendedor de banha da cobra". Não existiam blogs mas se os houvesse iria dizê-lo quantas vezes fosse preciso, mesmo sem ser sócio.

manjob disse...

Totalmente de acordo. Para falar com propriedade, só sendo sócio.

É por ser sócio que sinto que tenho direito a discordar da diferença entre o conteúdo do livre e espontâneo discurso e a acção efectiva desta Direcção.

piazzanuova disse...

MB, privilégio? Não meu caro, tens aí conceitos muito baralhados. Por ser sócio tenho DIREITO ao voto, à opinião.

Porquê? Porque contribuo DE FACTO para o crescimento e manutenção da Instituição Sport Lisboa e Benfica.

Imagina, deixava de pagar impostos, poderei protestar contra a péssima gestão de recursos por parte do Governo? Ou defender que essa gestão é adequada?

não pagava impostos, poderia protestar contra o decréscimo das condições de vida?

Não contribuia com NADA, apenas palavras, poderia exigir retorno material?

Claro que não.

chi dura vince disse...

Quem tem acções é que fala.
Ponto final

Astutillo Malgioglio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Astutillo Malgioglio disse...

Pedro, desculpa a minha arrogância, mas os não sócios têm mais que estar calados. Se a grandes amigos meus aponto a falta de moral para criticar, quanto mais a quem não conheço.

Quem compra camisolas tem direito a reclamar pelo que pagou. Reclame, se for caso disso, pela qualidade do tecido. Eu, por exemnplo, não tenho nada que reclamar da gestão da Adidas só porque compro ténis e sweats aos gajos. O mesmo para quem compra um bilhete para o futebol. Tem direito a reclamar pelas condições proporcionadas durante o par de horas que está no estádio. Nada mais. Como eu não tenho nada a ver com a gestão do grupo Medeia desde que nos seus cinemas haja condições para ver o filme pelo qual paguei.

Querem reclamar? Paguem os mesmos 134 euros anuais (ou mais, porque há quem pague suplemento para as modalidades) que outros pagam. Aí sim, terão moral para reclamar com a forma como é gasto o nosso investimento.

João Tomaz disse...

156...

Astutillo Malgioglio disse...

Tens toda a razão João Tomaz.

MB disse...

Ok temos o direito de votar, chama-lhe o que quiseres: direito/dever/privilégio/poder. O que e certo é que quem não é sócio não vota, mas não percebo porque não pode opinar. Isso é um disparate completo. Eu até ouço opiniões de sportinguistas, se me parecerem razoáveis. O antigo estádio foi construido por benfiquistas, sócios ou não. O que nos faz grande não é apenas o nº de sócios, é o nº de adeptos. Ou agora também só entra no marquês quem for sócio? Esta atitude de tentar medir benfiquismos desnecessária.

bailarino disse...

MB, não estás a perceber a coisa.
Ao seres sócio, tu fazes parte do Benfica, logo tens direito a discordar da gestão do mesmo (e existem AG para isso, onde só podem ir quem? certo, os sócios). Ninguem mede benfiquismos por ser sócio ou não, mas não sendo perdes autoridade moral para refilar da gestão do clube. Se não te queres "chatear" em contribuir para a gestão do clube (sim, o dinheiro dos sócios também serve para isso) não chateies, mas não te admires que te levem menos a sério com quem se "chateia" em dar isso ao clube. claro que quando se dá, também se esperam coisas em troca.
E claro que se pode amar o benfica sem ser sócio. Mas é como um amigo que gosta muito da familia da porta ao lado e vai mandar bitaite sobre como devem gerir a casa deles. "Mete-te na tua vida" seria a resposta. A diferença aqui é que podes escolher a que família pertences.

Abraços

JAS disse...

Perfeitamente de acordo, MB. Oscar Wilde tinha uma frase curiosa: one who moralises is usually a hipocrite. Este pissing contest, que não chega a ser um concurso porque alguns, pelos vistos, não podem participar, é um disparate. E equiparar não pagar as quotas a não pagar impostos é outro disparate. Então o clube gasta o que não tem - seja qual for o objectivo - e são os adeptos os -indirectamente - responsabilizados por isso? Eu compreendo que se rebata a ideia de que o Di Maria foi uma fraca venda com a necessidade de angariar dinheiro para pagar dívidas. Percebo que se lance um apelo a que mais sócios surjam. Já não compreendo que se queira coarctar a opinião a adeptos simplesmente porque eles não se tornam sócios. Quem se julgam vocês para dizer quem é que pode e quem é que não pode dizer seja o que for, simplesmente porque resolveram pagar 156 euros - valor que, para vós, é comportável - por ano? Como alguém mencionou acima, ser sócio dá-nos direito a votar e aos benefícios inerentes a essa condição. Felizmente, ainda não nos dá direito a brincarmos aos ditadorzinhos virtuais, limitando as liberdades de terceiros.

Perante a possível situação actual, os senhores fazem bem em apontar o dedo. Infelizmente, a pontaria é que não é a melhor.

Manuel disse...

Eu sou sócio e tenho acções. E um título da 'operação coração' de 5.000$00. Tenho mais direito a protestar ou questionar do que quem não tenha?

Não me parece que seja por aí.
Os sócios têm o direito e o dever de votar nas assembleias e nas eleições.
Os adeptos têm o direito universal ao Benfica. A amá-lo, a acarinhá-lo e a discuti-lo.

Democracia, lembram-se? Ou até serem recenseados não são gente?

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

MB disse...

bailarino
Sim, sendo sócio tenho o direito de participar em AG's. Enquanto sócio nao tenho o exclusivo de opinar em blogs, cafés, ou onde quer que seja. É só isto que quero dizer.

Astutillo Malgioglio disse...

Estão a confundir as coisas.
Opinar todos podem, até os rivais. Agora, direito à indignação, desculpem-me, está reservado a quem lá mete o dinheirinho. Nesse caso sou orgulhosamente hipócrita. Mas um hipócrita de consciência tranquila.

MB disse...

Isto parece saído de um sketch dos gato fedorento. "É sócio, nao? Entao tem de preencher aqui o formulário, dar um foto tipo passe e só aí é que pode sentir-se indignado. Sabe é que para se sentir, tem de se pagar"

É como eu disse antes, todos podem opinar e ninguém manda no sentimento de cada um. Se calhar há pessoas que nao sao sócias, mas acabam por gastar mais dinheiro no Benfica do que se fosse sócios. E os sócios correspondentes, pagam menos. Têm um limite de indignaçao? Tipo só 3 dias por semana?

Manuel disse...

lol

"Ai está desempregado, é?
Então não pode indignar-se com a governação, porque não paga impostos na mesma proporção de quem trabalha."

Atreides disse...

Totalmente ao lado!!
Caramba, não sou sócio, mas sofro bastante pelo clube! Se a Direcção fizer merda e prejudicar o clube, sofro como um sócio!!
E depois, quem é que andou com o Vale e Azevedo às costas? Quem é que esteve no estádio a apoiar a dispensa de JVP?! Sócios!!
O mal dos sócios é pensarem que valem mais do que os outros! Agora até acham que valem mais que os outros benfiquistas!
Sim, sim, vão lá dar o dinheirinho todo à direcção, que é para eles fazerem os que vcs já apontaram: entregarem os negócios nas mãos de quem nos quer mal!
Andava a fazer contas para ver se me fazia sócio ou não (e éramos logo 2 pagantes cá em casa), mas depois de ler isto, não irá acontecer! Quando acabarem com o passivo astronómico, pensarei de novo no caso!

Manuel disse...

Atreides:

Acima de tudo, discordo duma coisa. Se tens possibilidades, faz-te sócio. Já ontem. Mas a correr muito.

Para além do orgulho que sentirás e do benefício que trazes ao clube, facilmente recuperas parte, senão a totalidade, do investimento anual.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Atreides disse...

Pois é, mas as "possibilidades" é que estragam a cena toda! Se achasse que as tinha, já seria sócio há muito tempo.

O orgulho já sinto; o que espero é que o clube se possa orgulhar de mim...

pjsimoes disse...

Se só os sócios têm direito a opinar sobre o clube, então nem sequer falem dos 14 milhões de adeptos espalhados pelo Mundo ou dos 6 milhões em Portugal. Sendo assim o Benfica não passa de 218.000 sócios. Ou para efeitos de grandeza os adeptos já contam e para opinar já não contam?

Bimbosfera disse...

Não sou sócio, mas a grandeza do Benfica não se mede, de todo, nos sócios. Mas é que de longe se mede nos sócios. Vão-me oferecer um kit por estes dias. Posso opinar? É que não paguei nada...
Se eu tivesse oportunidade já era sócio há muito, mas muito mesmo, porque quero ajudar o Benfica e quero pertecer a este CLUBE. CLUBE!!!
Tenho orgulho no que este clube vale além fronteiras, tenho orgulho da história deste clube, tenho orgulho dos valores deste clube. Se fosse por vitórias recentes, tirando o título do ano passado, éramos todos do Porto, pelos vistos, mas acho que o que nos diferencia são os valores, o querer, o ter estes valores.
Quem não pode ser sócio é menos Benfiquista? É que nem que lá vão todos os jogos admito que haja alguém que diga que é mais Benfiquista do que eu. E em que é que ficamos agora? De certeza que alguns de vocês se acham mais do que eu...
E os que são sócios e nem ligam assim tanto ao Benfica?
Acho que andamos a discutir o que não tem discussão. Aqui, quem pode ajuda, quem não pode, não pode, ajuda de outras formas. Eu, não podendo até à data, tenho outras ideias para o clube poder rentabilizar. Já as manifestei a algumas pessoas, espero apresentá-las à direcção. Valem menos por eu não ser sócio?
Não acredito.
Acho que a mensagem que devia estar a ser veiculada era, quem puder traga um amigo, quem puder faça-se sócio. Ajudem como podem.
Não somos uns merdolas que aqui andam que são a favor da ditadura. Não fomos nunca um clube de ditadura, sempre do povo, e alguns, hoje em dia, com dinheiro na mão parecem ou esquecer isso, ou nem sequer saber... E não são mais Benfiquistas do que eu, de certeza, se não souberem isso...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Bimbosfera disse...

Ah! E sobre o conteúdo em si, o Benfica é parte do fundo. Não vamos confundir as coisas. Quem lá está foi eleito, e parece que não sabem bem o que isso quer dizer ao levantarem esta conversa toda, e por isso, se a questão é criticar, façam AG e lá discutam, não é em blogs...
Outra coisa ainda, o dinheiro não é bem assim que é pago, segundo sei, ao BCE... Vamos com calma, que isto, como está escrito, parece mais conversa dos antis do que dos Benfiquistas, e todos queremos o melhor, acho eu, para o clube.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Edson Arantes do Nascimento disse...

Mas que raio de brincadeira é esta agora?

Penso, logo existo e a partir daqui se não gostam têm bom remédio - não comam!

Eu tenho sim o direito de reclamar e de opinar quando bem entender, e não são vocês que me dizem quando o devo fazer. Certo?

Que eu saiba, o Sport Lisboa e Benfica - passado, história, presente e futuro - está muito, mas muito acima desta balela dos sócios.

Sim, sou sócio! Com muito orgulho. Sim, defendo e defenderei sempre que estes devem ser tratados de forma preferencial, a todos os níveis que a Constituição permita.

Agora, delitos de opinião? Que nos livrem de gente como vocês à frente do clube. Tenham vergonha (e, de avanço, algum respeito pelas ideias dos outros).

piazzanuova disse...

Razão tem Maradona: Pelé calado é um poeta!