sábado, 31 de julho de 2010

Valdebebas e Seixal

Qual a diferença entre um Rodrigo e um Nélson Oliveira? Para o Benfica, são entre 5 e 6 milhões de Euros! Em futebol jogado, haverá muito pouca diferença. Mas Nélson Oliveira não é um brasileiro naturalizado espanhol, nem jogou na cantera do Real Madrid.

E o problema do Benfica com a formação que é tantas e tantas vezes elogiada, após a construção do Caixa Futebol Campus não se pode resumir a um Manuel Fernandes, que sai desgostoso com o departamento médico do clube, ou com um Miguel Vitor, que vai passar uma temporada a Inglaterra, ou ainda que mantém um Moreira como 3º guarda-redes e respectivo guardião da "mística".

O problema do Benfica com a formação tem de ser resolvido com a inclusão gradual de vários jogadores no seu plantel principal. E os jogadores que têm potencial para tal, sendo que Nélson Oliveira é um deles. Quando se fala em Rodrigo, que joga precisamente na mesma posição do jovem português, estamos a gastar dinheiro por gastar.

Virão os mais defensores dizer que existe uma cláusula de recompra pelo dobro do que pagámos. Sim senhor, e se o jogador não render? São, pelo menos 5 milhões deitados ao lixo, como em muitos outros negócios sem proveito algum para o clube. Basta relembrar Balboa e Makukula: os dois juntos custaram 8 milhões de Euros.

E mesmo com a contratação de Rodrigo, como se sentirá a comunidade jovem que trabalha todos os dias no Seixal, havendo até alguns que por lá dormem, com a chegada de um rapaz de 19 anos para lhes "roubar" o lugar que demoraram tantos anos a tentar ganhar?

O facto de emprestar quase meia-equipa ao Fátima, assim como o treinador é uma boa estratégia, mas existem vários jogadores que já vão para o terceiro ano como emprestados, como é o caso de André Carvalhas, onde se vê que por mais anos que se empreste, o desenvolvimento não é o melhor.

A estratégia de ir buscar jovens jogadores só terá sentido se forem mesmo para marcar a diferença, como foi o caso de Di Maria, e para posições onde se justifique. Ir buscar um avançado de 19 anos da cantera do Real Madrid não me parece ser a melhor opção nesta altura.

13 comentários:

LC disse...

Fizeste um post destes quando o último paragrafo era o suficiente... A questão é só uma, Nelson Oliveira nem no Rio Ave teve lugar cativo, o Rodrigo vem porque para lá de vir acrescentar qualidade vem suprir uma venda em Janeiro ou Julho... para lá de vir também como veio Di Maria, mas para isso terás de esperar... tens é de esperar 3 anos como esperaste pelo Di Maria.

Mister D disse...

Meu caro LC:

Rodrigo tem o mesmo potencial que Di Maria tinha há 3 anos?

E já agora, porque é que Nelson Oliveira não tem potencial? Porque não apostam nele? Porque foi preterido por um Chidi?

JediVermelho disse...

Bom post! O argumento de Nelson Oliveira n ser aposta no RA é fraco, muitos jogadores há que nos seus empréstimos n se destacam e acabam por se revelar mais valias! E se o argumento é esse vejamos Miguel Rosa: ando com o Carregado às costas, foi o melhor marcador e é médio! O Yartey teve em destaque no Beira Mar. O Ruben Lima titular no Setúbal! O Roderick e Ruben Pinto titulares indiscutíveis dos sub19! E oportunidades? 0! O rodrigo é que é bom!

Márcio disse...

Contratação completamente descabida, será o 7º avançado do plantel (Cardozo, Kardec, Savi, Jara, Weldon, Nuno... nem estou a contar com o Mantorras) custa uma fortuna e ainda por cima vem com cláusula de recompra para o madrid, pelo que se de facto se revelar uma excelente aposta, volta para o madrid por tuta e meia. Basicamente estamos a trabalhar para eles e ainda lhes pagamos uma pequena fortuna por u, jogador que pelo que se viu no europeu de sub-19 é na melhor das hipoteses mediano. Extremos e laterais, que são as posições em que estamos deficitários, nem vê-los.

John Billy #32 disse...

"A questão é só uma, Nelson Oliveira nem no Rio Ave teve lugar cativo"

E o Rodrigo? Tem lugar cativo onde? No Real Madrid B?

abidos disse...

O último Portugal-Espanhã no Europeu de sub-19, foi esclarecedor na diferença entre os dois jogadores. O Nelson tem talento, tem fisico, mas é 'mole com as papas', o Rodrigo tem talento, tem fisico, e luta por cada bola como fosse a última, pode ser só um pormenor, mas se o Nelson não 'acordar' vai ser outro a passar ao lado de uma carreira...

Constantino disse...

Não sou conta contratar jogadores juniores d Real Madrid, afinal de contas deve haver lá alguma qualidade (apesar que entre Totes e Balboas, temos atirado sempre ao lado). Sou é cntra comprar um junior sem experiencia de futebol senior por 6 milhoes de euros. Alias envio daqui uma mensagem ao sr. LFV: caro presidente, não é vergonha nenhuma contratar jogadores por menos de 5 milhoes. Há quem o faça e não vê os tomates rebolarem na lama. Experimente e veja que não custa nada. É que parecendo que não, isto de contratar jogadores para o Fundo de Jogadores..... somos um clube de futebol, não somos uma gestifute.
PS - o Di Maria foi contratado com a mesma idade do rodrigo, mas com 2 anos de campeonato principal na argentina. São pormenores grandes.

GM disse...

Ao Nélson Oliveira só lhe falta uma coisa: agressividade. Tem 18 anos...acredito q se lhe derem uma chance num futuro próximo, e ele trabalhar bem, pode perfeitamente tornar-se um caso sério no futebol.

O Benfica nao pode, nem deve continuar a nao olhar para os seus jovens jogadores. O Nelson Oliveira é um exemplo (marcou à espanha do Rodrigo no Europeu) mas há mais.

Rosmano disse...

O benfica tem muitos jovens de valor emprestados. Seria importante que o Rui Costa fizesse ver ao JJ que tem que integrar um ou dois no plantel.

Sublime Benfica Campeão disse...

D,

Concordo que se deva dar oportunidades aos jovens da nossa formação,mas não é impeditivo que se contratem também bons jovens de outras formações.
Jorge Jesus faz as escolhas. Para não optar pelos nossos miúdos alguma razão haverá.
Abraço para ti.

Novo endereço :

www.sublimebenficacampeão.blogspot.com

chi dura vince disse...

Batam-me se quiserem, mas para mim este vem para jogar na extrema e não no meio, tem velocidade técnica e pé esquerdo para isso

JNF disse...

E é isto, tão simplesmente isto. Excelente post, Mister D.

HugoRasta disse...

chi dura vince,

Ora nem mais, parece que ainda ninguém percebeu. O Rodrigo vem para jogar na esquerda, talvez não tanto como extremo puro, mas mais como avançado no lado esquerdo desta versão com 3 avançados.
E eu pergunto, se vamos jogar num esquema com 3 avançados não faz sentido termos 6 ou 7 opções?
O Nelson Oliveira tem características diferentes, é mais para ficar fixo na frente e aí já temos Cardozo e Kardec.