quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Benfica x Twente (Antevisão)

O Benfica joga hoje uma cartada importantíssima na sua época desportiva de futebol.
Se ultrapassar o Twente, certamente todos os erros criticados durante a desastrosa pré-época serão esquecidos, porque estaremos na competição internacional mais importante de clubes. Se não o ultrapassar, voltarão as críticas e o desejo de ver Jorge Jesus pelas costas espalhados nos mais diversos pontos da blogosfera.

O Benfica não terá a vida fácil. Já se viu que o Twente não é uma equipa fácil, mas também não é difícil. O problema está mesmo num dos mais problemas do Benfica destas últimas duas épocas: o controlo do jogo.

O controlo do jogo não passa por querer atacar mais e mais, sempre na procura do 4º e do 5º golo, para poder galvanizar ainda mais os adeptos. O controlo do jogo quer dizer precisamente que é necessário saber fazer uma gestão do jogo, cansando o adversário. E como é que se consegue isso? Posse de bola. Mas a posse de bola tem de ser feita com cabeça. Obrigar o adversário a correr, a desgastar-se e não os próprios jogadores. Jogar mais em apoio. E isso treina-se.

Este ano, por duas vezes no campeonato isso não aconteceu quando deveria ter acontecido e o Benfica ia pagando por isso. Para hoje, é necessário mais do que nunca isso.

E o Benfica, passando para a Champions League, o que é que se pede? Independentemente dos adversários, controlo do jogo. Racional na forma de jogar. Não pensar que estamos a jogar com os Gil Vicentes desta vida e depois levarmos 3 do Maccabi de Tel.Aviv, como levámos o ano passado, porque não pausávamos o jogo. Eu espero que seja esta a escolha, senão teremos mais do mesmo.

Hoje é um dia importante também no aspecto financeiro. A entrada na Champions permite arrecadar dinheiro, muito dinheiro. Que tem de ser melhor gerido, para que não tenhamos de, todos os anos, vender activos no valor de 30 milhões de euros, para serem pagos em forma de juros aos bancos.

Hoje não é um dia qualquer. Hoje joga o Benfica!

Viva o Benfica!

10 comentários:

pv disse...

Relembro aqui que os assobiadeiros também não permitem muitas vezes que a equipa faça um jogo de posse...
Assim que a bola está nos centrais ou vai ao gr começam logo a assobiar, mesmo que a equipa esteja a ganhar...

Mister D disse...

Meu caro pv,

Isso é uma coisa que se chama "falta de cultura desportiva", ou seja, os assobiadeiros o único desporto que devem fazer (para poderem compreender o fenómeno) é levar os dedos à boca ou então exercitar os lábios. Tudo que se lhes peça que seja mais do que isso não dá. Depois há outros que o único desporto que fazem é "seguir os outros" e assim temos mais assobiadeiros do que os habituais... :)

Barrotes disse...

La estarei. a gritar pelo cardozo até ao fim!!

Irons disse...

Apoiado! Hoje não é um dia qualquer, hoje joga o Benfica e para vencer, SEMPRE!!

último! disse...

Eu nunca colocarei em cheque o futuro do nosso treinador por uma classificação ou um jogo, o homem já mostrou q sabe e não tem culpa q ainda tenhamos de vender os melhores todos os anos.

Em breve isso mudará e seria muito importante ser com os mesmos senão tudo será em vão

MS disse...

JJ, tal como os seus atletas, tem que mostrar servico. O nivel de exigencia tem que se manter alto, dando-lhe todo o apoio possivel mas sempre com a exigencia que o treinador faca por merecer o apoio concedido.
Seria caricato se um clube da grandeza do Benfica desse carta branca atras de carta branca por termos ganho um campeonato ha dois anos, levando a melhor sobre o Braga e na ultima jornada. Seria a admissao que de facto somos apenas uma sombra do grande clube que fomos.

um campeonato ate Inacio ganhou.
ha horas em que e preciso mostrar servico, e esta e uma delas.

cumps

AF disse...

Gostei: 'Hoje não um dia qualquer, hoje joga o Benfica' ... e lá estarei ... a gritar, a cantar, a aplaudir ... assobiar não sei, nem gosto que me assobiem nos ouvidos.
Quero ver o Benfica na Champions, quero ver o Benfica ser campeão europeu!!

Passaralho disse...

Posso discordar numa coisa?

É que estou desejoso de ver JJ pelas costas independentemente do resulta de hoje. E do de amanhã. E de depois.

É que é tão fraco, tão teimoso, tão pedante, tão convencido, tão... Sei lá!...

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Pedro disse...

Os assobiadores são uns atrasados mentais que nada, mas mesmo NADA, percebem de futebol.

O ano passado, já não me lembro em que jogo, o SLB marcou um golo (penso que foi na Europa) e tentou, a seguir, controlar o jogo trocando a bola pelos seus jogadores do meio campo e defesa, com tranquilidade, à espera de uma abertura. Os assobios não tardaram vindo das bancadas pq os mentecaptos que nada percebem de futebol dizem q "para trás mija a burra" ou algo do género. Pressionado pelos assobios a um jogador do SLB q tenta lançar o ataque metendo a bola na frente, o adversário recupera a bola e na jogada acaba por marcar golo e empatar o jogo. É este o resultado dos assobiadores. Não percebem um cu de futebol e se os jogadores não forem fortes psicológicamente tendem a conseguir prejudicar a equipa com a sua pressão estupida vinda das bancadas.

MS disse...

"O futebol do Benfica é a vertigem da velocidade e nosso é a cultura da pausa, da temporização e da posse." AVB

Goste-se ou nao, tem toda a razao.