segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eusébio Cup

Exibição muito conseguida do Benfica, especialmente na segunda parte, frente a um Arsenal com o mesmo tempo de preparação.

Na primeira parte, o Benfica e Jorge Jesus apresentaram o clássico 4-4-2, mas demasiado estático, onde se provou que Matic não é construtor de jogo, nem Jara tem ainda aquele toque final de decidir o que é um passe ou uma correria desenfreada com a bola. Um sistema muito rígido, que deu para ver que, apanhando adversários que exploram as costas da defesa do Benfica é um perigo. Essa exploração das costas da defesa do Benfica deve-se ao facto do meio-campo estar partido com dois homens no centro e os outros dois nas alas, sendo que um deles (Bruno César) sente-se bem melhor no centro do que na ala. Aliás, foi notória a presença do brasileiro a procurar o centro do terreno para poder conduzir a bola e procurar os companheiros, mais do que na ala.

A segunda parte, foi completamente inversa. O sistema utilizado na Turquia serviu para mostrar que é este o sistema que o Benfica pode optar para jogar este ano, devido à qualidade dos jogadores do meio-campo para a frente. Uma ocupação dos espaços (devido à presença táctica de Witsel) correcta, a opção de usar extremos a flectir para dentro e a constante movimentação de Saviola permitem abrir espaços mesmo nas defesas mais cerradas que poderemos encontrar em Portugal. Queira Jesus deixar de ser tão casmurro e poderemos ser todos muito felizes, ele incluído.

Sinceramente, gostei de ver o Benfica jogar, quer na primeira, quer na segunda parte. A primeira foi mais contida perante a melhor equipa do Arsenal, que ano após ano, e elogios atrás de elogios a Wenger, continua com os mesmos erros que fazem com que o clube de Londres não seja campeão inglês. O Benfica, se mostrar a raça e o querer que mostrou no sábado durante a época, será um caso sério. Capacidade técnica e táctica dos jogadores há. Haja, como gosta de se apelidar, quem saiba tirar o potencial dos mesmos.

P.S. Gostava de saber se ainda há quem pense que o Aimar, como muitos ouvi durante as épocas anteriores, deveria ir embora do Benfica. E gostava ainda de saber, porque é que, após três jogos de enorme categoria e profissionalismo, Luisão ainda é assobiado...
----------

É notícia hoje que Cardozo quer deixar o Benfica. Depois da novela Luisão, agora é a vez do paraguaio. Curiosamente, no mesmo grupo de comunicação que tem colocado o nome do Benfica todos os dias nas capas. É mais do mesmo. Creio que não será preciso fazer comunicados sobre o assunto.

Luís Filipe Vieira deu uma entrevista ao Expresso, que só vou conseguir ler mais logo. Com tantos elogios espalhados pela blogosfera, é de suspeitar. A análise surgirá mais tarde, mas do que li, só o facto de ele dizer as pessoas para se preparar uma estátua em seu nome, não augura nada de bom...

11 comentários:

N3ST4 disse...

Então se leste isso, leste mal. Põe as coisas dentro do seu contexto. No meu tempo primeiro lia-se as coisas e depois dava-se a opinião, agora nao, primeiro da-se a opinião e depois lê-se, modernices

Carlos Alberto disse...

"...mas do que li, só o facto de ele dizer as pessoas para se preparar uma estátua em seu nome..."

Vai para aquele sitio (aquela parte masculina...) mas antes vai a uma escola aprender a ler

Burmelho disse...

Novo paradigma na escrita do Mister D no seu maior esplendor: criticar primeiro e ler depois.

Manuel disse...

Falem em preconceitos e vontade de dizer mal. Começa a maldizer ainda antes de ler a entrevista. Cura-te que estás muito doente da cabeça. Há já muito tempo.

Uma conversa séria e prolongada com um psiquitra pode ser que resolva algo que o Benfica e os benfiquistas não podem.

Burmelho disse...

Já agora e para que não te falte nada (com agradecimento ao Boloposte):
https://viewer.zoho.com/docs/tbLyy

andremt disse...

Viva,
Queria convidar este blog a participar neste passatempo:
http://benficahd.blogspot.com/2011/08/passatempo-prognosticos.html

Vou fazer o mesmo noutros blogs, penso que seria uma forma de unir toda a blogosfera benfiquista.

Rosmano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vermelhusco disse...

Só para deixar uma palavra de incentivo ao Mister D. É preciso muita paciência para aturar estes energúmenos que só sabem insultar quem tem opinião diferente.
Força aí.

Eu não li a entrevista nem sei se terei tempo de a ler por isso abstenho-me de criticar.

Mister D disse...

Meu caro vermelhusco,

Relembro palavras escritas noutro post:
"Para os que vêm insultar, podem continuar. A vossa importância fica consignada à vossa opinião...

MAFARRICO disse...

Claro que tens direito à opinião, mas se tu mesmo afirmas que não leste a entrevista, agora diz-me lá:
QUE OPINIÃO PODES TU DAR??????
Caro Mister D, por vezes, há quem fale bem mas só quando está calado.
BENFICA SEMPRE

Carlos Alberto disse...

Para o Vermelhusco:

Se estás com ciumes podes acompanhar o MisterD...