quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mundial? Desculpem o desabafo, mas estou profundamente desiludido!


Como é que um povo que tem como chefe de estado - que se prepara para a reeleição! - uma figura cinzenta e bafienta, digna do antigo regime, que não gosta da política, mas que vive dela há 30 anos, podia não ter gente que tudo fez para que o Mundial não viesse para Portugal?

Como é que um país que tem gente que coloca a varridela na Federação como objectivo principal e a organização do Mundial como secundário - e uma coisa nada tem que ver com a outra! -, pode querer organizar um Mundial?

Como é que um país que tem o partido comunista mais ortodoxo da Europa (atrever-me-ia, ao ler os comunicados de repúdio à libertação da líder da oposição birmanesa e à atribuição do prémio nobel a um lutador pelos direitos fundamentais na China, a dizer do mundo...) e a extrema esquerda mais votada do mundo, pode querer organizar um Mundial?

Como é que um país que não reconhece os méritos da organização do Euro 2004 pode querer organizar um Mundial?

Meus caros, eu queria, na minha vida, ver um Mundial disputado no meu país, com jogos no meu estádio, e quero ver um jogos olímpicos disputados na minha cidade!

Tudo porque considero que o desporto, nomeadamente o futebol, sintetiza a grande aliança dos povos, o reencontro entre irmãos e, sobretudo, a igualdade na disputa do resultado. Ainda que perante circunstâncias diversas...

(em Portugal, desde que aquela gente tomou conta do clube burguês do porto, as circunstâncias do desporto foram alteradas e nem no chinquilho há igualdade na disputa)

Por isso mesmo não compreendo todos aqueles que festejaram, alguns como se tivessem ganho a lotaria, a atribuição do Mundial à Rússia e ao Qatar, como se isso não fosse a vénia do futebol ao poder do capital!

Imaginem que tenho amigos que votam no Partido Comunista que me enviaram mensagens a saudarem a atribuição do evento á Rússia! Imaginem, meus caros, como isto já está... Ainda verei uma vénia ao respeito pelos direitos fundamentais na Rússia?


Sei de duas ou três coisas. Sei que estou profundamente desiludido e que fiquei chateado por aquele certame ter ido para a Rússia. Sei que estarei no Rio de Janeiro em 2014 e em 2016 - se lá chegar, contra a vontade de, felizmente, muitos! -. Sei que as almas burguesas atormentadas pelo vício do capital bloqueiam o espírito de muitos dos que me rodeiam - Álvaro Cunhal, num assomo de lucidez, chamou-lhes os pequeno burgueses de fachada proletária! Sei que a santa aliança entre a esquerda / extrema esquerda e o obscurantismo do cavaquismo serão responsáveis por mais 40 anos de atraso.

Mas não queria ter de me render a uma única evidência: deve ter dado tanto, tanto, tanto trabalho ao Homem a criar uma obra divina, o Sport Lisboa e Benfica, que depois descansou... Será que acordará a tempo?

20 comentários:

OMC disse...

"Sei que estou profundamente desiludido e que fiquei chateado por aquele certame ter ido para a Rússia. Sei que estarei no Rio de Janeiro em 2014 e em 2016..."

Não será antes 2012 e 2014? Ou referia-se ao Mundial de 2014 no Brasil e Europeu Polónia/Ucrânia 2016?

Abraço e viva o Benfica!

JD

José Miguel Rodrigues disse...

Num país que nada faz para sair da crise, os parolos querem mundiais.

Vai trabalhar para construir um país melhor, mais digno, mais justo. E deixa-te da merda dos eventos...

inespugnabile disse...

Cá está o nosso coveiro!

inespugnabile disse...

Este é daqueles que eu gosto. Deve ter trabalhado para isso tudo e muito mais. No entanto deve tê-lo feito na Coreia do Norte ou no Laos!

xenrik disse...

Isto era o Mundial da Espanha com participação portuguesa. Nem jogo de abertura, nem final. Para não falar que negócios com Espanha dão sempre m......

Adeus merdail. Venha o Seara.

Saudações,

José Miguel Rodrigues disse...

O rabeta... eu trabalho o suficiente para saber o que significa essa palavra.

Ao contrário de ti, sei que não basta fazer eventos para desenvolver um país. É preciso gente que se dedique e não palhaços de circo como tu!

E Portugal está cheio de gente como tu... e assim se vê os resultados! Muitos sonhos, pouca produção.

inespugnabile disse...

Se toda a gente de inteligência trabalhasse, onde estariam os empregos para gente como tu?

ratogoleador disse...

Sim, um pais inteligente é aquele que tem antes a extrema direita mais votada... puta que te pariu!

Além de que colar essa ideia errada porque o chefe paneleiro da extrema direita em Portugal o disse é lirico ... é lirico porque é mesmo paneleiro e lirico porque tu acreditas

(raramente entro em ofensas mas detesto gente que emprenha pelos ouvidos e diz disparates como tu, além de mentirosa, essa alusão a extrema esquerda é de génio, palhaço)

Pedro disse...

Não sou comunista nem nada q se pareça. Acho-os patéticos e com um discurso mais que acabado. Mas atacar a esquerda desta forma é totalmente despropositado. Está mais q provado q a direita não é solução para nada, nunca foi e nunca será.

JNF disse...

Ai a saudosa Rússia, um local onde o comunismo fez com que nem houvesse fome ou guerra nem nada que se pareça, um local onde os direitos humanos são respeitados, enfim, o paraíso na Terra.

Carlos Alberto disse...

Priceless (não sei escrever isto em russo senão até escrevia, LOL)
O inespugnabile diz umas verdades que doem tanto...

ratogoleador disse...

Não confundam socialismo com a Rússia mas não vos parece que o modelo capitalista quase a estoirar deveria ter menos crédito? Mas isso sou eu que não ando atento, graças a deus que vocês andam.

JNF, ainda bem que é só na rússia que se atacaram os direitos humanos, os capitalistas dos Americanos é que são fixes não é? Guerra do Iraque, invasão do Panamá, Guantanamo, etc, etc... viva a democracia americana os gajos bons loool

Temos governos democratas há 30 anos e continuamos na merda mas é o modelo correcto, claro!

Não queria a extrema esquerda no governo até porque não me revejo em extremismos mas a sua mais valia na defesa dos nossos direitos só não é valorizada por gajos que nasceram com tudo o que eles nos proporcionaram a tal democracia que advogam

David disse...

Nunca é demais lembrar que as engrenagens da máquina capitalista são oleadas com sangue do povo....

Algarviu disse...

Quem nasce escravo e fraco de inteligência não pode dar para mais daquilo que tu podes dar, não é ?

Mister D disse...

Extrema-esquerda quer dizer Bloco de Esquerda?

inespugnabile disse...

Mister, já sentia a tua falta... Andaste na Coreia?

Algarviu, sabes com o que rima o teu nome?

Algarviu disse...

Um gajo que não sabe que a União Soviética acabou em 1990 e que a Rússia actual nada tem, políticamente, a ver com o comunismo e a URSS, é natural que só saiba fazer rimas do nível que tu sugeres.

inespugnabile disse...

Palhaço, se leres o texto apercebes-te que isso não está lá! Bem pelo contrario...

Mas dado aquilo que demonstras calar-me-ei. Não discuto com gente como tu há muito tempo...

DeVante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DeVante disse...

Éh páh,

Estão a discutir qual o melhor modelo de governação?

Esqueçam, nem o Maquiavel conseguiu definir tal coisa...e ele nem tinha de trabalhar nem nada como vós...tudo lhe era dado!

O mundial foi para a Rússia e a FIFA poupou Portugal a mais uma humilhação espanhola.

Fodas, assistir na Luz dois jogos, Honduras-Togo e Coreia do Sul-Bélgica não tinha piada nenhuma!

Os bons jogos iam todos para a Espanha...

Boa FIFA!