quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Simão, o meu (nosso?) capitão!

Simão Sabrosa assinou contrato com o Besiktas, passando a auferir, tal como afirmei no jantar de Natal do Ndrangheta, cerca de 250.000,00 € limpos por mês.


Com 31 anos e perante a oferta de um contrato de 3 anos (ainda não se sabe se serão 3 ou 4), Simão não hesitou e assinou pelos turcos - Simão poderá passar a ser dos poucos jogadores do mundo que passou mais de 15 anos a auferir ordenados superiores a 120.000,00 por mês.


Os que me conhecem sabem o que acho: Simão foi o jogador mais importante dos últimos 20 anos de história do Sport Lisboa e Benfica! Não só porque conseguiu afirmar-se numa época difícil (lembro-me bem que quando Simão marcou aquele seu primeiro golo, em Faro, não era consensual), em que o apito dourado minava, como agora, as provas disputadas em Portugal, mas, sobretudo, porque com ele em campo passámos a conquistar títulos e a ganhar na Europa.


Não compreendo, assim, porque é que os actuais dirigentes do Benfica respiraram de alívio perante a proposta do Besiktas. Ainda assim, meus amigos, penso que o Benfica tinha a obrigação e o dever de ter telefonado ao Simão e de lhe ter oferecido um contrato ao nível do de Pablo Aimar e Javier Saviola - terá tewlefonado?.

Quem, por problemas de ego, não tem memória, não faz a história. Não há, em toda a estrutura directiva do Sport Lisboa e Benfica, à excepção de Rui Costa, ninguém com a história de Simão.



Fico, apenas, com uma dúvida: se Simão, dentro de pouco tempo, como eu prevejo, se aperceber que Istambul não é cidade onde se possa viver em paz e criar os filhos e pedir ao Benifca para voltar, o que é que sucederá?

10 comentários:

RA disse...

o último parágrafo é pura especulação... não noveles, pá.

e continuo a achar o joão vieira pinto mais importante.

graças a ele não só ganhámos um último campeonato do futebol anterior ao futebol-indústria, como talvez não tenha evitado uma qualquer descida de divisão com jogadores dignos de divisão secundária.

simão seguiu o dinheiro, numa altura em que era demasiado pequeno para barcelona e em que poderia ser grande em Portugal. e também está bem.

piazzanuova disse...

A minha dúvida é outra. à luz das exibições de Di maria, alguém ainda acha que foi um bom negócio?

Constantino disse...

Isto do amor ao clube, como diria o Jorge Jesus, é uma treta para os profissionais do futebol. Mais do que pensar se o SLB fez alguma oferta ao Simão, há que pensar se ele deitaria fora a possibilidade de assinar o contrato que fez com o Besiktas. Isto faz-me lembrar o caso do Rui Costa, que desde que saiu do SLB disse que queria regressar e quando com 30/31 anos terminou o contrato com o Milan, entre regressar ou renovar com os italianos preferiu o obvio. E só voltou ao SLB uns anos mais tarde. Não estou a criticar a decisão de eles assinarem contratos bastante mais vantajosos do que aqueles que o SLB lhes ofereceu. Agora podem-me é poupar a choradinhos eternos de "mal possa, volto para ai". Rui Costa voltou com 34 anos e desconfio de que o SLB vai fazer o mesmo erro com Simão. Para fazer 2 ou 3 brilharetes por epoca já temos o Mantorras.

PS - jogador mais importante do SLB da 2ª metade da decada de 90 e do sec XXI é sem duvida Nuno Gomes. 12 anos de águia ao peito, cerca de 160 golos e ainda é visto de soslaio pelos adeptos. Esteve nos dias dificeis e esteve nas vitorias todas desde a Taça do Mario Wilson. Se acham que Rui Costa fez mais pelo SLB do que isto.... Talvez o erro do Nuno Gomes foi não ter chorado quando nos marcou 1 golo na final da taça pelo boavista com contrato já assinado pelo SLB.

Manuel disse...

"...se Simão, dentro de pouco tempo, como eu prevejo, se aperceber que Istambul não é cidade onde se possa viver em paz e criar os filhos e pedir ao Benfica para voltar, o que é que sucederá?"

Acontecerá que irá continuar em Istambul, pois 250.000 euros/mês é muita pasta. Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, o Simão está a cagar-se para o Benfica. Está bem, assim?

PS. Já agora. "Os dirigentes do Benfica respiraram de alívio". Como sabe? Apanhou com o bafo, foi?

inespugnabile disse...

4 notas:

- Manuel, a cagar para o Benfica, não está - poucos jogadores abdicaram de tanto durante dois anos, para permanecerem no Glorioso! A cagar-se para adeptos como tu - se fores enviado por quem eu penso, por certo nasceste noutras paragens -, de certeza! Além disso, meu caro, bafos de gaja ainda suporto; de suínos só ao soco.

- Constantino, mas não valia a pena oferecermo-nos para o receber, dentro dos nossos limites? Amor ao clube? Olha que há lá amantes que recebem a bom receber...

- O João Vieira Pinto foi muito, muito, muito importante. Mas inseriu-se numa grande equipa. Simão construiu-a.

Constantino disse...

Caro Inespugnable,

Sem duvida que vale sempre a pena tentar. Não sei se porventura chegou a tentar. Acreditando nas tuas palavras, não o fez e por isso digo "rui costa regressou com 34 anos e desconfio que o SlB vai fazer o mesmo erro com o Simão".
Agora, (e isto é so uma opinião pessoal) tenho grandes duvidas que o Simão aceitasse perder tanto dinheiro para regressar ao SLB.


So para terminar, eu respeito muito jogadores que honraram a nossa camisola e quando estes saem fico sempre na expectativa que voltem.... em tempo útil. Acho que o maior respeito que um ex.jogador pode ter pelo nosso clube é não regressar apenas para dizer que terminou cá a carreira. Para mim (e sei que me vão condenar a lapidação por apedrejamento) Rui Costa cometeu esse erro. E Simão prepara-se para o fazer também.

Fernando disse...

Acho q o ultimo parágrafo é um bocado parvo....quem já foi a Istambul sabe que é uma cidade cheia de vida e cultura com pessoas amigáveis com bom tempo e muito sol e muito boa comida. A cultura árabe assenta q nem uma luva na portuguesa e o Simão vai adorar viver lá. Ainda pra mais o Besiktas tem uns fãs que fariam inveja a qualquer clube português!

Pedro disse...

"quem já foi a Istambul sabe que é uma cidade cheia de vida e cultura com pessoas amigáveis com bom tempo e muito sol e muito boa comida."

De férias ou trabalho?
Uma coisa é estar lá 10 dias outra é estar lá 3 anos...

Vermelhusco disse...

Istambul e uma cidade europeia por muito que custe a bastante gente compreender isto. A Turquia e muitissimo maior e mais ricca que Portugal e Istambul, sendo a maior cidade do Pais tem um nivel cultural fabuloso.

Nao e um pais onde as mulheres andam de burqas ou onde haja Sharia. E um Pais com um sistema judicial civil separado da religiao e bastante ocidentalizado.

Os 4 portugueses que estao la nao foram para nenhum desterro.

Edson Arantes do Nascimento disse...

De duas coisas tenho a certeza.

Istambul é uma cidade incrível (em 3 dias, 3 meses, 3 anos ou 30 anos).

O Simão continua a ser uma jogador de categoria.

Se podia/queria vir, ou não, para o Benfica já é outra conversa. Se o Benfica o queria, ou não, também não sabemos.