sábado, 27 de novembro de 2010

As Manobras de Pinto da Costa - Livro - Resumo 1

"A minha morte não me preocupa muito, porque ganhei uma maneira de pensar que mefaz preocupar apenas com aquilo que posso controlar, dominar ou alterar." - Jorge Nuno Pinto da Costa in O Portador de Alegrias

"Pode alguém gerir um clube durante quase 30 anos sendo tão ambíguo e contradizendo-se várias vezes sobre várias pessoas e várias instituições? Pode. Pinto da Costa pode. E fê-lo. Pode alguém dizer maravilhas de um dirigente desportivo rival para logo a seguir dizer cobras e lagartos sobre esse mesmo dirigente? Ou dizer que não está interessado num jogador e no dia seguinte apresentá-lo à impresa? Ou que não vai vender determinado jogador e uns dias depois vendê-lo mesmo? Ou fazer as pazes com a imprensa e no dia seguinte proibi-la de entrar no seu estádio? Ou dizer que o clube é apolítico e depois envolver-se em campanhas? Ou criticar o número de estrangeiros de equipas rivais para, anos depois, contratar muitos mais para o seu clube? Ou ser contra nomeações de árbitros e depois ser a favor? Pode alguém ter feito isto tudo e ter "sobrevivido"? Pode. Pinto da Costa pode. E fê-lo."

"O Dr. Américo de Sá perguntou-me se era verdade que eu me iria candidatar à presidência do FC Porto. Disse-lhe que não, que não era verdade, que não estava interessado, que nunca o queria ser." in Comércio do Porto, 26 Junho 1980

2 comentários:

Seismilhoesum disse...

O Dr. Américo de Sá (um cavalheiro) foi corrido .... por não fazer a guerra a Lisboa (como se um clube fosse uma cidade) e desde então .... ISTO! Satisfeitos? Muito! "Eles" só querem ganhar a Lisboa (que simbolizam no Benfica), de qualquer forma! Mas a cidade do Porto (de antigamente), NÃO tem nada a ver com este clube! Por mais que lhes custe! Os ideais que os (verdadeiros) tripeiros defenderam, NÃO têm a ver com cafés com leite, chocolatinhos, fruta de dormir, bolas de golfe, etc (um GRANDE etcétera)! O FCP represednta a min oridade e parolice de uma parte de uma grande cidade, que através deste clube está a regredir e a não disputar benefícios com Lisboa!

Master Groove disse...

Creio que actualmente a cidade do Porto, também tem pouco a ver com este clube, isso foi demonstrado por Rui Rio, que infringiu duas derrotas ao corrupto-mor.

Abraço,
MG
mastergroove2010.blogspot.com