sábado, 30 de julho de 2011

Por falar em referências...

Quando, a 28 de Maio de 2001, Luís Filipe Vieira, partia para um "projecto que o motivava", estava longe de dizer que Maximiliano Pereira seria uma "referência" (nas palavras dele) do maior clube português.

Esse projecto que o motivava era liderar o Sport Lisboa e Benfica, que, depois de ter sido director para o futebol, chegou a Presidente. Não vou voltar a mexer na história. Apenas gostava de saber da seguinte lista de jogadores contratados pelo Benfica, desde que Vieira para lá foi (época 2001/2002), quais os jogadores, que a par de Maxi, poderão ser considerados "referências do clube":

Armando Sá, Argel, Cabral, João Manuel Pinto, Zahovic, Drulovic, Andrade, Tiago, Simão, Mantorras, Sokota, Fernando Aguiar, Quim Berto, Jankauskas, Toni, Andersson, Júlio César (ex-Real Madrid), Caneira, Pesaresi, Porfírio, Cristiano, Éder, Ricardo Rocha, Hélder, Peixe, Roger, Petit, Nuno Gomes, Féher, Geovanni, Alex, Luisão, Fyssas, Zach Thornton, Quim, Nuno Assis, Yannick, Amoreirinha, Bruno Aguiar, Delibasic, Manuel dos Santos, Karadas, Everson, Paulo Almeida, Alcides, André Luis, Carlitos, Beto, Marco Ferreira, Manduca, Laurent Robert, Miccoli, Karagounis, Anderson, Léo, Karyaka, Nélson, Marcel, Moretto, Derlei, Manú, Rui Costa, Katsouranis, Paulo Jorge, Kikín Fonseca, David Luiz, Bergessio, Manuel Fernandes, Cardozo, Butt, Di Maria, Sretenovic, Andrés Diaz, Freddy Adu, Gilles Binya, Luís Filipe, Cristián Rodriguez, Edcarlos, Sepsi, Makukula, Zoro, Fábio Coentrão, Halliche, Ruben Amorim, David Suazo, Pablo Aimar, Jorge Ribeiro, Miguel Vítor, Carlos Martins, Balboa, Urretaviscaya, Sidnei, Reyes, Ramires, Patric, Shaffer, Saviola, Javi García, Weldon, Keirrison, Júlio César (ex-Belenenses), César Peixoto, Felipe Menezes, Alan Kardec, Airton, Éder Luís, Gaitán, Fábio Faria, Franco Jara, Roberto, Oblak, Salvio, Jardel, Fernandez, Carole, Rodrigo, Élvis, Léo Kanú, Bruno César, Artur, Eduardo, Matic, Wass, Nolito, Enzo Peréz, Nuno Coelho, Garay, Mika, André Almeida, Axel Witsel, Mora, Emerson e Capdevilla.

Contaram todos? São 133 jogadores em 10 épocas. Dá uma média de 13,3 jogadores por época!

Relativamente ao link mais acima, gostaria ainda de realçar uma parte do artigo:
""O Centro de Estágio e o projecto empresarial, com uma praça pública junto, que irá ser erguido no campo nº 2 vão ser uma realidade dentro de 36 meses. São projectos muito importantes para esta instituição", salientou Luís Filipe Vieira, que assistiu ao derradeiro embate da equipa do Alverca nesta edição da I Liga, frente ao Campomaiorense, depois de fazer as honras da casa no almoço com que o clube ribatejano presenteou a comitiva de dirigentes do emblema raiano."

Todos nós sabemos o que aconteceu ao clube ribatejano...

17 comentários:

AndyCapp disse...

E isso prova o quê?

1. Que tu procuras razões para dizer mal do homem. E o Benfica, assim como os benfiquistas que não gostam que se diga mal do clube, apanha por tabela.

2. Que os seres humanos, por melhor boa vontade que tenham, também se enganam. Não é só Deus que o faz.

3. Que o Benfica investiu muito dinheiro na aprendizagem de uma "equipa de gestão" que está a cometer cada vez menos erros de ano para ano.

4. Que se compararmos com outras "equipas de gestão" existentes no mercado, até nem estamos muito mal, apesar de termos menos anos de experiência. E penso eu esta ano irá confirmar as minhas palavras.

5. Que trabalhar e operar na região de Palermo ou Sicília, devido ao facto das regras de concorrência estarem totalmente distorcidas e corrompidas há 30 anos, é bastante mais difícil do que, por exemplo, na Finlândia ou na Suécia. Ou mesmo em Espanha ou França.

PS O Maxi é uma referência, sim, do Benfica actual, porque é um EXEMPLO para os mais novos, e também dos mais velhos, e não só no futebol mas em qualquer profissão, que são quase todos os jogadores do Benfica. Por isso, nem merecia qualquer post de contestação, muito menos desculpas de mau pagador.

L. disse...

isso prova o quê?

é isso que impede o benfica de ser campeão? o que sugeres? não contratar?

então faz uma pesquisa, procura quantos jogadores o porto contratou com o mesmo critério que usaste aí, em dez anos e depois falamos. e tendo ganho muito mais o porto tinha obrigação de contratar muito menos... o que não é bem verdade.

quanto ao clube ribatejano, estou a borrifar-me para ele. e não tem nada a ver com o benfica, nem tem nada a ver com o que vieira faz, fez, ou fará no benfica. vieira só tem a ganhar, e muito, com o benfica na mó de cima.

depois, esse nomes que aí estao custaram dinheiro, mas tambem renderam varios deles uma soma de cerca de 200 milhoes, tudo somado. e varios ainda renderao. e se formos ver, foi com jesus e com a politica dos ultimos 3 anos que em termos de dinheiro a balanca começou a equilibrar. por isso, mesmo que nao estejamos bem na tua perspectiva, estamos melhor que ha 3 anos.

acresce que incluiste ai varios jogadores que so ca estiveram por emprestimo, o que discordo.

quanto ao facto de ser muita gente, eu ate concordo que é, mas nao e isso que nos impede de vencer.

Irokumata disse...

E não tás a enumerar os que contratamos e nunca cá jogaram, como do famoso pacote do Alverca: além do Yannick, Amoreirinha, Anderson o extremo, vieram o José Rui e Artur Futre e regressou o Bruno Aguiar... ah esse belo pacote (é isso é que eu chamo levar no pacote)... e não esquecer também do grande Ronald Garcia e nesta época o Melgarejo... ui é melhor não me alongar, com jeitinho deve dar uns 16 contratados por época no mínimo.

É muito azar... porque os profissionais é que sabem o que estão lá a fazer... e afinal temos de lhes agradecer eternamente pelo novo estádio, centro de estágio, e de terem salvo o Benfica.

Não sejas ingrato Mister D

Gandaia disse...

A única coisa em comum com o Maxi é que foram contratados pelo Benfica.

Se com isso tiras a conclusão que podem ser referências como Maxi, há que concordar com o inespugnabile a 200%

MAFARRICO disse...

(...) E TU A DAR-LHE!!!!!!

BENFICA SEMPRE

Carlos Alberto disse...

Já te tinha mandado para o caralho, não tinha?

Ah, já... ok, mantenho!

João"Bo0geyman"Silva disse...

Sobre os dois ultimos posts só posso tirar uma conclusão...

Deu-te uma grande diarreia Mental!!

bailarino disse...

Oh Mister D, mas o Maxi nao é uma referencia do Benfica actual? Está cá há 4 anos sempre a jogar a alto nivel e com grande profissionalismo e dedicação. Queres mais o quê? Podes bater em mta *Erda no benfica, mas nisto não faz sentido. Só se for bater por bater.

Hugo disse...

É caso para dizer, "morra marta, morra farta"...

E tu não te cansas de estar sempre com a mesma lenga lenga, até cansa...

Tu já és uma referência...do bota baixismo...

Vê lá que ainda fazem um post em jeito de ode à tua pessoa, no GB, por exemplo...

É preciso ter uma paciência...

Xenrik disse...

Este blog está a ficar uma bela merda. Já podias ir escrever para o Geração.


Faz lá as contas das compras e das vendas.

O Inespugable nunca mais cria um blog?

pedro disse...

este blogue depois de ser de referencia ficou uma merda.
Se fazes melhor candidata-te à presidência, fazes um blogue que quase parece anti-benfica

Gandaia disse...

Mini-entrevista de Vítor Paneira (VP) ao jornal A Bola (AB).

(AB) - Maxi Pereira abdicou das férias para ajudar no jogo com o Trabzonspor. É jogador à Benfica?

(VP) - Até diria mais: o Maxi Pereira tem a verdadeira mística do Benfica. É um jogador que está sempre disponível, mesmo em situações que outros não estariam. É essa a mística do Benfica.


(AB) - Ele já é um dos capitães, mas acha que, depois dos últimos acontecimentos, poderia ser equacinado para o topo da hierarquia?

(VP) - Clarament. Justifica-o pela imagem de garra e entrega que transmite. Desconheço se tem peso no balneário, mas não tenho dúvidas de que transmite boas sensações à equipa no campo.


(AB) - Luís Filipe Vieira considera Maxi uma das referências do Benfica. Incomoda-o que seja estrangeiro?

(VP) - Não vejo problema algum com isso. Desde que sintam o Benfica, a camisola e se enquadrem no que é o benfiquismo, os estrangeiros podem muito bem ser referências. Recordo, por exemplo, que o Ricardo Gomes, tornou-se uma figura do clube mesmo sem lá passar muitos anos. Maxi Pereira é, realmente, uma referência do Benfica, enquadra-se no que é a mística. Acho que o Benfica não vai deixar chegar ao limite a questão da renovação e vai tentar resolver a situação o mais rapidamente possível.

Miguel Ferreira disse...

Isto é ridículo...

Este blog morreu com a saída do inespugnabile, e quando vir nos comentários o novo blog dele, deixo de vir ler este!

Alberto disse...

Tem razão que existem muitos erros ao longo destes anos na compra de jogadores. Cometeu um enorme erro no entanto, que foi tentar justificar (desculpar?) o post anterior (que na minha opinião é ridículo) com este historial.

Andreia disse...

... Parou-lhe o relógio, só pode ... este post não tem jeito nenhum ... vai-te catar!

Bruno Pereira disse...

Desta vez estou em desacordo contigo, como podes constatar pelo post
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com/2011/08/magnuns-cornetos-e-super-maxis.html

LC disse...

FODA-SE, que eras um pouco limitado já tinha percebido, mas não tanto assim, o teu ridículo é apoteótico.