terça-feira, 26 de maio de 2009

O "grande" benfiquista

Há muito ruído à volta de José Veiga. Há quem lhe atribua a arte única de ter feito do Benfica Campeão Nacional em 2004/2005. Há quem jure a pés juntos que é benfiquista. Há quem lhe escreva livros e utilize um excelente blog como plataforma da sua reentrada no Benfica. Há quem tenha razões pessoais contra o Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Não as discuto, apenas referencio.

Vamos aos factos:

José Veiga foi dirigente ACTIVO da casa do porto no luxemburgo.

José Veiga foi empregado do grande "amigo" do Benfica, o sr. Joaquim Oliveira.

José Veiga fundou a Superfute juntamente com o filho de pinto da costa.

José Veiga foi peça fulcral nas tranferências de Paulo Sousa e Pacheco para o sporting em 1993.

José Veiga colocou na Luz, o pior fisioterapeuta de que há memória, não é uma opinião pessoal, o nº de lesões assim o atesta. Sob a sua liderança foi contratado um preparador físico que até era filho do fisioterapeuta.

José Veiga não pode clamar autoria do título de 2005, a equipa estava montada pelo, até à data, melhor director desportivo do Benfica, Camacho.

José Veiga não é uma pessoa com quem os Benfiquistas devam contar. Sobretudo os que têm memória.

O Movimento Benfica que vejo por aí tentar à viva força o regresso de Veiga ao Benfica, é uma absurdidade. Para o Dr. Varandas (do qual nunca ANTES ouvi uma sílaba acerca do Benfica nos já largos anos em que acompanho a vida do GLORIOSO) vir dizer que defende a coexistência de Veiga com Rui Costa, é necessário que lhe esteja a ser prometido este mundo e o outro, se bem que tal premissa assenta no facto do outro mundo ser em Plutão.

O Movimento Benfica é um embuste, assente em excelentes profissionais da comunicação, que têm os "timings" dos posts coordenados com as caixas dos jornais desportivos.

Ao Movimento Benfica não ouço, ao contrário do que é propalado, discussão de ideias. O que vejo é uma espera reactiva aos acontecimentos. Como nada lhes é dado, de nada podem falar.

Se o Movimento Benfica fosse mais do que realmente é- uma plataforma de acesso ao Benfica por parte de Veiga- certamente haveria mais entrevistas de fundo nos jornais à semelhança da entrevista do Dr. Varandas, depois de ficar confirmado que o Benfica se manteria no 3º lugar (o timing é certamente coincidência, bem como o jornal que publica a dita entrevista), mas não.

Desde que esta SAD, até ver, brilhantemente deixou a imprensa a especular, também o dito Movimento Benfica se silenciou. Chegar à conclusão que este é sustentado pelo grupo cofina não é um esforço muito grande, pois apenas as publicações deste grupo são as vozes do agora mudo Movimento.

Longa se torna a espera, quando a bagagem de ideias assenta na crítica. Quando perante o silêncio da SAD essas pseudo reflexões se calam, apenas agindo não no sentido próactivo, mas num reaccionarismo puro.

Este é um movimento de um sentido só. Que seja para bem longe do Clube que tanto AMO!

13 comentários:

editor69 disse...

Assim seja...
para bem longe...de preferência sem hipótese de retorno!

GeracaoBenfica disse...

O Movimento Benfica é um movimento de DEZENAS DE BENFIQUISTAS sérios e honestos.

nao confundir com José Veiga.

Se José Viega fizer parte dele, é porque esses benfiquistas honestos e sérios o consideram como um dos deles.

GeracaoBenfica disse...

bom bom é isto, nao?


Sem comentários:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/05/agenda-de-vieira-humilha-rui-costa.html

enfim!

piazzanuova disse...

Mal estarão esses benfiquistas sérios no dia em que considerarem Veiga como um deles, à luz do que já ocorreu no cruzamento da vida do Benfica e a desse senhor.

Quanto à estória sobre Vieira, a ser verdade, e não tenho razões para duvidar, ou acreditar como verdade absoluta, o Rui que se chegue à frente e se faça Homem! Os restantes benfiquistas farão o resto!

Saudações benfiquistas!

piazzanuova disse...

Então onde anda esse movimento?

A escutar atrás da porta?

Onde estão as ideias?

Para quando a admissão que, sem Veiga não há movimento?

Não me gozem, pá!

LC disse...

piazza, fazes um alarido tão grande com o silêncio dos nossos responsáveis mas parece que não aguentas a pressão do silêncio desse movimento com o qual em nada me identifico, acusas o movimento de ter timings e falar mal mas não acusas o actual presidente de ter um discurso patético do "quem não está comigo é mau e está contra mim".

Ele não é o Benfica, nós queremos o bem do Benfica não do presidente ou do treinador ou de qualquer passante.

Tens de ser um pouco mais coerente, o que congratulas a uns tens de congratular aos outros bem como as críticas.

Não admito que o presidente do meu clube ande por aí a ofender todos os benfiquistas que não concordam com as políticas dele, eu também não concordo e não é por isso que não o apoio enquanto ele lá estiver, para o futuro é que não conte comigo.

Sabes no fundo o que me dói?

É que já andamos nisto faz muito tempo e ainda não descortinei ninguém com o mínimo de decência e credibilidade para assumir o nosso clube, isso é o que me dói e cada vez mais.

piazzanuova disse...

Mas LC, eu não vejo qual é a incoerência em criticar o timing de algo que não se sabe muito bem o que é, apoiado por não se sabe bem quem( por acaso até se sabe).


Nunca leste uma linha acerca dos discursos de Vieira, nunca leste uma sílaba acerca do modo como fala com a oposição. Quanto à gestão de silêncios, bem, quer-me parecer que quem é mandatado e está imerso na preparação da pré-epoca e baseado na história de tantas outras que mal correram por se falar demais, deve preservar esse silêncio.

Quem quer discutir o Benfica a sério não pode esperar por timings de fragildade sob pena de ver a credibilidade da discussão transformada em oportunismo.

O que me irrita é ver a dificulade que este "movimento" tem em explicar a sua existência fora da órbita veiga. Que se assumam, e aí, que começe a discussão. Pró- Vieira, contra Vieira, seja lá o que for, quero é debater opiniões, não campanhas encapotadas.

Abraço.

R. disse...

Piazzanuova:

Nos factos que apresentas falta o mais importante:

- José Veiga entrou no Sport Lisboa e Benfica pela mão de Luís Filipe Vieira!!!

Estou muito longe de gostar do seu estilo e não me agrada particularmente o seu regresso à Luz mas sei reconhecer que José Veiga foi peça fulcral no ÚNICO campeonato conquistado pelo Benfica em demasiado tempo! Quanto mais não seja porque foi ele que segurou Trap!

E já agora, se a memória não me falha, o filho de Pinto da Costa não se dava muito bem com o pai... E quanto a ser amigo do sr. Joaquim de Oliveira... O Luís Filipe Vieira é amigo de um tipo que lhe paga cotas do FCP há DEMASIADO tempo!!!

Pedro disse...

"Mal estarão esses benfiquistas sérios no dia em que considerarem Veiga como um deles, à luz do que já ocorreu no cruzamento da vida do Benfica e a desse senhor."

E consideras Vieira como um dos teus? Continuo a achar q este tipo de crítica a Veiga só faz sentido se a mesma for feita a Vieira.

Aceito perfeitamente q se ponha o "benfiquismo" de Veiga em causa, tb o ponho, mas eu tb tenho muitas dúvidas do "benfiquismo" de Vieira.

É q tb é possivel fazer uma lista deste género com os "defeitos" de Vieira...

LC disse...

Piazza, tu queres exactamente o mesmo que eu, ver o Benfica ser debatido, mas não é nem com estes "movimentos" de subterfúgio nem com o presidente que temos sempre a lançar larachas contra quem não está de acordo com ele.
Tudo isto serve única e simplesmente para nos (BENFICA) deitar mais abaixo.

Eu tenho uma prova em como LFV não viajou para inglaterra (infelizmente não a posso publicar porque é informação confidencial), há um pau mandado que diz que sim... assim seja, pode ser que lhe saia o tiro pela culatra.

Agora não me peçam para falar bem de Vieira, já fez merda a mais, só que enquanto lá estiver será o meu presidente.

Quanto ao Veiga, deixou de fazer sentido qualquer palavra para ele depois dos contactos que fez.

Pedro disse...

"Quanto ao Veiga, deixou de fazer sentido qualquer palavra para ele depois dos contactos que fez."

Podes desenvolver?

MS disse...

Veiga foi importante no titulo, mas nao esquecamos o factor mais importante: um FCP abaixo do normal. Veiga foi tambem importante na atabalhoada politica de contratacoes de Inverno do ano seguinte - onde pontificavam nomes como Manduca ou Moretto - que veio destabilizar o bom trabalho ate ai feito. Isso foi inclusive alvo de criticas do entao capitao, Simao, no seu site pessoal, atraves do seu sogro.
Nao e esqueco de uma conferencia de imprensa, na nossa sala de imprensa e em funcoes no Benfica, falando apenas de visitas de pinto da costa a um prostibulo. Conferencias de imprensa para dizer que o outro era putanheiro? desculpem, mas isso nao e o meu Benfica.

www.thebutterflyislate.blogspot.com

LC disse...

Pedro, és leitor atento deste blog pelo que tenho visto, já me conheces de outras paragens onde só apareço com o intuito de defender o Benfica mas à minha maneira (por vezes não é a mais correcta), pelo meu nick há na blogosfera Benfiquista quem saiba perfeitamente quem sou e qual a minha forma de encarar as coisas, aliás, apesar de afastado da luz o meu "LC" é bem conhecido.

Julgo ter lido um POST-SCRIPTUM algures neste blog escrito pelo "inespugnabile" onde sei que a informação é veridica porque inclusive houve mais quem recebeu o mesmo tipo de telefonemas e por essa forma de estar e de agir deixou de fazer qualquer sentido falar em José Veiga seja para o que for no "MEU" Benfica.

Esta é só a minha visão, não é nada que queira passar para os outros.

Mas quem é rasteiro precisa ser pisado.