terça-feira, 26 de abril de 2011

(des)valorizações

Num misto de comentário e resposta aos dois posts anteriores:

Não desvalorizo um troféu europeu, mas não vou fazer de conta que essa era a prioridade do Sport Lisboa e Benfica. E também não vou esquecer que estamos na luta por esta competição porque falhámos o objectivo europeu proposto: atingir a segunda fase da Liga dos Campeões. Podem escolher a cor da peneira. Em Agosto encarávamos a época e tínhamos 5 competições para disputar, falhámos em 4. Quatro!!!!

Quanto a comparações com anos anteriores, prefiro retirar o plural. A minha resposta já a conhecem se leram os posts anteriores: um campeonato vale mais que uma Liga Europa. Este ano tenho quinas na camisola, para o ano vou vê-las junto a outro emblema. Se olharmos para a relação de forças entre o Benfica e o clube que domina o nosso futebol, se olharmos para o que foi o ano passado e o que é esta época, é preciso muito boa vontade para efectuar um balanço positivo.

11 comentários:

MB disse...

Em que planeta é que atingir a 2ª fase da Liga dos campeões é melhor do que ganhar a Liga Europa?

Ginha disse...

Campeonato e taça! Conto duas... A Europa pra mim é uma e estamos nas meias! É melhor ser eliminado nos oitavos da Champions ou ganhar a liga Europa?!?!?! E esquece o dinheiro!!!

GM disse...

Muito bem.

Quem percebe, percebe. Quem não prima pela exigência..

inespugnabile disse...

Sabes o que te digo? Lamento imenso que amigos tenham estado metidos naquele acto bárbaro de mandarem o Luisão para o balneário. Lamento, lamento e lamento!

E vocês são gajos com cabeça. Não perceberem que falharam é pior que o próprio erro. E isso custa-me, porque gosto da maneira como vibram com o Benfica, como apoiam o Benfica, como sabem o que é o Benfica.

Mas não posso aceitar que achem que aquilo foi correcto.

Por outro lado, desculpa lá, não perceceres a importância de ganharmos uma competição europeia leva-me a crer que estás a gozar com o pagode...

L. disse...

ninguem disse que o campeonato e substituivel por uma liga europa.

mas se me perguntassem se queria ser campeao ou ganhar a liga europa eu escolhia a segunda, pelo que representa o regresso aos titulos europeus, 50 anos depois.

Carlos Alberto disse...

Dizer que um campeonato vale mais que uma Liga Europa é apenas é só uma imbecilidade: Campeonatos já cá cantas 32 Liga Europa: ups!!!

Pedro disse...

E q tal parar com esse disparate q uma coisa vale mais q outra? São coisas diferentes. Quem não percebe o que significaria o bi campeonato não está aqui a fazer nada, podemos falar de muita coisa mas se não percebem a importância do bi então é o mesmo q estar a falar com paredes.

Agora ganhar uma competição europeia é algo que é raro, único. E como tal qd temos oportunidade para o alcançar temos q lutar com todas as armas.
Conquistar uma comeptição europeia será sempre um enorme feito e tornará qqr época histórica. Mas preciso de a vencer para saber se consegue apagar as humilhações desta época. Só saberei isso qd vencer a Liga Europa!

Hugo disse...

É que o problema não é saber qual das competições valem mais...

Objectivamente, ser Bicampeão, tricampeão, etc., é criar as bases para destruir uma hegemonia corrupta dos andrades e consolidar o estatuto de retorno à liderança nacional...

Não foi desta,por erros próprios e outros mais escandalosos que muitos benfiquistas agora esquecem porque foram malhados pelos ursos duas vezes (por muito que doa, tem que se ultrapassar o trauma)...

Agora, se não dá, vamos em frente que a Liga Europa ainda nos pode dar muitas alegrias...Quero ganhá-la porque é óptimo e quero ganhá-la porque o Benfica Europeu estaria de volta...50 anos depois da ganhar a primeira Taça dos Campeões...

E é tão rídiculo comparar uma com outra por vários motivos:
1º - Ser do Benfica é querer ganhar tudo e, por isso, eu queria as duas;
2º Ganhar uma Liga Europa apaga tudo?!?Nunca!Mas torna a época bem interessante no geral...

É que , porra!O mundo não acaba aqui. Vamos ganhá-la, aprender com erros cometidos e depois tentar atacar a nova época com todas as forças...

PS- Soa-me a "alagartamento" por parte de muito benfiquista por ver os andrades ganhar...Fica a questão no ar, se faziam tamanho chinfrim se tivessem perdido com outros clubes que não os porcos...
Se não, é porque estão mesmo na metamorfose do alagartamento crónico...

basten disse...

não é à toa que o robben disse que se o bayern for à liga europa mais valia nem jogar.

e é bem lembrado que o facto de estarmos na liga europa é consequência de termos falhado um dos objectivos da época, que era passar a fase de grupos da liga dos campeões.

e também concordo: só trocava um campeonato por uma liga dos campeões.

esta seria, apesar do que se passou no campeonato, uma bela época se ganhássemos as 3 taças (pessoalmente, dou bastante importância à taça de portugal). assim, mesmo ganhando a liga europa será uma época para a história, mas por 2 tipos de motivos: os bons e os péssimos.

ps: já vi muita gente desvalorizar as derrotas com o porto. relativizar estas duas derrotas em casa é não compreender duas coisas que estão instrínsecas ao que é ser adepto de futebol: o confronto com um rival e a importância do nosso estádio, da nossa casa.

DeVante disse...

Não foi o Robben, foi o Ribery...mas ainda que fosse não teria razão...

A única coisa que espero na próxima época é que um jornalista avençado vá perguntar de novo ao Presidente da Liga, Fernando Gomes, se continua a achar que se devia tirar parte dos dinheiros da CL para a EL...só isso!

basten disse...

as declarações que li foram do robben. o ribery também disse algo parecido mais tarde, sim. e para jogadores daquela dimensão (mais o robben que o maluco do ribery) têm toda a razão. a liga europa, quer se queira quer não, é a segunda divisão da europa. daí concordar com o astutillo quando diz que não trocava um campeonato pela liga europa. mas pronto, agora é ganhá-la, claro.