quinta-feira, 21 de abril de 2011

Uma época falhada

Pode-se olhar para esta época racionalmente ou emocionalmente. Estive em Aveiro, uma vez no Dragão, duas vezes na Luz, os meus olhos absorveram 12 golos adversários, a minha garganta celebrou 2 vezes. Não há racionalidade que aguente. Ontem recebi um SMS que resume tudo facilmente. Como é possível? Depois do ano passado, como é possível? Há pouco mais de 15 anos o Porto visitou a antiga Catedral com a possibilidade de igualar o recorde de invencibilidade no Campeonato. O Benfica entrou em campo ciente da sua História, convicto da sua Grandeza, jogou para ganhar e ganhou mesmo! Este ano, este último mês, é o que se vê. Eu, que ambicionava uma final com os andrades em Dublin, começo a dar razão aos que em Eindhoven me chamavam maluco e sublinhavam o risco que representa perder uma final europeia contra eles. Infelizmente, esta equipa parece ter medo de assumir o estatuto que a História do Benfica lhe confere. No jogo do campeonato, preocupados com uma possível celebração andrade na Luz, mas desconcentrados relativamente ao objectivo de vencer o jogo. Ontem, excessivamente preocupados em segurar um resultado. Medo do adversário: muito. Confiança e orgulho próprio: pouco.

Ainda assim, acena a razão, há 2 títulos para conquistar. Tantos quanto no ano passado. A Taça da Liga para repetir, um troféu europeu no lugar do campeonato. Com bilhete para Coimbra e viagem marcada para Dublin digo sem problemas: não me satisfaz. Nada. Esta época representa um falhanço brutal nas minhas expectativas. Mas também nas expectativas, ou no que deveriam ser as expectativas, do nosso Clube. A maioria dos escribas deste blog conhece a minha opinião, sabe que só troco um Campeonato por uma Liga dos Campeões. Abdicar de um campeonato por uma Liga Europa é coisa para se pensar de barriga cheia. E no contexto actual do nosso futebol, nem por uma Liga dos Campeões eu trocaria um Campeonato. Disse-o à mesa no Verão: o fiasco do Apito Dourado mostrou-nos que só no relvado, com muita luta e humildade, se poderá abater o poder da agremiação andrade. O bi-campeonato era essencial. O tri também. Este deveria ser o desígnio do Benfica. Assegurar uma dinâmica vitoriosa entre portas e romper o eixo de sucesso dos andrades. Depois sim, ambicionar voos mais altos. Ainda assim deixei-me iludir. Vencer as três Taças, seria bom para o ego, seria bom para a contabilização de troféus do Benfica. Mas é cá dentro que temos que nos afirmar e a verdade é que só nos sobra a competição menor cá do burgo.


PS- Quando se pensa que nada mais ridículo se pode assistir, atravessa-se o Colombo e ouvem-se adeptos a gritar golo. O Benfica acaba de perder uma meia-final da Taça de Portugal em casa e há sorrisos e festejos por um golo do Real Madrid? Pa puta que os pariu!

7 comentários:

Pedro disse...

"o fiasco do Apito Dourado mostrou-nos que só no relvado, com muita luta e humildade, se poderá abater o poder da agremiação andrade"

Não tens qqr hipótese!!! Nenhuma mesmo. E o ano passado provou isso. Foste campeão, com uma excelente equipa, em altíssima rotação, com um futebol maravilhoso e avassalador, apenas a 15 minutos do fim do campeonato. A 15 minutos do fim!!! Este ano os corruptos foram-no a 5 jornadas do final. Não tens qqr hipóteses.

No relvado o q se exige é q se lute com todas as forças, q os jogadores lutem até não conseguirem mais. Mas se não fizermos o trabalho de caso, se não fizermos o trabalho de bastidores, se não protegermos o grupo, se não estivermos atentos às manobras dos adversários, se não denunciarmos e alertarmos no momento certo, se não soubermos os caminhos q eles percorrem, os restaurantes a q vão, etc...não temos qqr hipóteses!!!

É absolutamente utópico pensar-se q se formos fortes no relvado é suficiente para vencer...não é. Vences uma vez se os apanhas distraídos...nada mais. A seguir é o q se vê este ano. FOMOS CILINDRADOS!!!!

DESPORTO ALENTEJO disse...

VOTEM NO GLORIOSO PARA VENCER A LIGA EUROPA EM:

http://montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAR SFF.VIVA O BENFICA

L. disse...

apoiem a equipa. a liga europa é para vencer, seja ocntra quem for.

primeiro é o braga. apoiem a equipa.

toda esta onda de insultos e negativismo afecta a equipa, guardem o azeite para depois.

Astutillo Malgioglio disse...

Pedro, tudo isso que referes vai-se revelar no relvado. O relvado aqui surge em oposição ao sistema judicial e à organização das compoetições. Eles têm tudo minado, não tens outra hipótese, ou jogas tudo no relvado, ou não vais a lado nenhum.

O ano passado, com maior ou menor facilidade, foste campeão e eles tiveram que recorrer a terceiros para nos tentar lixar. Foste ao Algarve com as reservas e eles não conseguiram mais que exibir dotes marciais perante a complacência do boi do apito. Porquê? Porque não estavam habituados a que o Benfica jogasse com autoridade e confiança.
O Benfica tem é que pensar no que é melhor desportiva e estrategicamente, e isso tem que passar sempre pelo campeonato. Sempre! A prioridade tem que ser essa. O Benfica não precisa de ser Campeão, o Benfica precisa de ser tri-Campeão, ou mais ainda, porque esse parece ser o único caminho para eles se auto-destruirem. Não vejo outra forma de eles quebrarem e só os vejo a perder a cabeça se estiverem 3 anos a ver-nos celebrar. Não é 3 anos a ver lagartos e boavisteiros a levantar o caneco. Mas como somos uns cagarolas que ganhamos um campeonato e começamos logo a falar na Liga dos Campeões, que melhor que nós só o Barcelona, yada, yada, yada...

Constantino disse...

Astudillo,

Não tenho a minima duvida: tendo em conta as expectativas criadas no inicio da epoca, o investimento feito e os resultados conseguidos, esta é seguramente a epoca que mais me desiludiu. Arrisco dizer que nem aquele filho da puta daquele 6º lugar me deitou tanto abaixo. Não há Liga Europa que compense isto (e livrem-se os benfiquistas de irem para a rua festejar a merda da Taça da Liga, ai então será mesmo perder a noção da grandeza do SLB).
Hoje coloco em caua tudo, até a nossa real candidatura ao titulo da proxima epoca, tal a superioridade que os corruptos demonstraram contra nós.

MS disse...

Nao vejo em que a estrategia de antagonismo directo via declaracoes e comunicados com maior ou menor teor humoristico seja util na relacao com o FCP. Apenas nos expoe ao ridiculo.

Temos tanto que que melhorar que me custa aceitar que haja profissionais a pensar mais em adversarios do que no nosso bem.

Vermelhusco disse...

Vai para o caralho L.
Defende o Vieira agora anda lá!