domingo, 24 de abril de 2011

Palermices

No Estádio Municipal de Coimbra, os rostos estavam tristes e assim ficaram até ao apito final. Os jogadores, perante mais uma vitória, festejaram a medo, quase que pedindo desculpa pela desastrosa exibição de quarta-feira.

Sucede que eu festejei a vitória - e festejei com alguma intensidade!

Não posso, porque nem por absurdo o admito, renunciar ao meu benfiquismo; e esse benfiquismo fez-se de conquistas, é certo, mas também de uma grande sede de conquistas, que trespassou uma década de descalabro.

Ao longo desses 10 anos (desde 1994 a 2004), muitas épocas acabaram em Janeiro e em dezenas de jogos fomos sempre os mesmos 10.000... Agora, os mesmos adeptos que, nessa altura, viam a bola em casa, vão ao estádio e dão-se ao luxo de, ao minuto 89 de uma final, assobiarem o Benfica!

Bem sei que esta época não correu como esperávamos e as derrotas com os tripeiros abateram muita gente. Isso, contudo, não justifica absolutamente nada: quinta-feira temos de gritar do primeiro ao último minuto, como se a época começasse nesse jogo!

NB - na semana passada disse e volto a dizê-lo: se ganharmos a Liga Europa será uma das melhores épocas de sempre do Glorioso. Se lhe juntássemos uma das Taças, tanto melhor... a Liga Europa está aí...

18 comentários:

Pedro disse...

Uma conquista europeia dará sempre uma época fenomenal. Sempre. Mas será capaz de apagar a dor da passada quarta feira? Conquistem lá a Liga Europa para pormos isso à prova...

Tiago disse...

quero lá saber da porra da passada quarta feira se estiver a festejar uma final europeia!

pcm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pcm disse...

Pois é. A mim, como julgo que sabes, o que me afasta dos jogos do Glorioso nunca é a equipa, são sempre os idiotas dos adeptos.
Os que ainda ontem, e apesar de estar longe, me obrigaram a ter que tentar explicar à minha filha por que assobiavam em coro o Cardozo e uma equipa em evidentes dificuldades físicas. Como agradeci não estar lá!
Depois ouvi o Luisão contar o que lhe tinham feito no fim do jogo, e já isso não conseguirei explicar-lhe por muito que tente. A não ser que opte por lhe dizer o que sei há muito tempo: que o pior do Benfica são os adeptos.

Pedro disse...

Claro q sim...estes são os mesmos adeptos q após perdermos em casa com o Galatasaray levaram um estádio inteiro a despedir-se com aplausos dos jogadores, são os mesmos q a chover e a fazer um frio de rachar lá fazem 400kms para estar ao lado da equipa enquanto q a maioria fica no quentinho do sofá...É por eles q o SLB está como está claro q sim.

L. disse...

ha adeptos que nao merecem o benfica. os que mandaram passear o luisao, por mim eram deportados para neptuno.

depois ha os que sofrem de amnesia.

entre 94 e 2004 ainda houve alguma bom futebol e uma taça em 96. de resto, zero.

entre 2004 e 2011 nota-se claramente que se progrediu. 7 trofeus, e um em disputa, que pelos vistos tera que ser combatido contra muito que se diz benfiquista mas so e benfiquista nas horas faceis e nas vitorias.

e é ridiculo a obsessao que noto com o porto. preferem ganhar ao porto e nao ganhar nada como koeman?

preferem empatar os jogos todos com o porto e so ganhar tambem a taça da liga, mas jogando feio e ganhando menos jogos, como quique?

obviamente, jesus tem o meu apoio.

e podem escrever isto: se jesus sair, sera o proximo treinador do porto.

João Oiveira disse...

Nestas deslocações fora de casa e longe de Lisboa os adeptos que poucas possibilidades têm de ver o Benfica jogar querem uma exibição brilhante quando os vão ver pela primeira vez na época. Não percebem que a equipa tem de abrandar o ritmo de jogo porque está extremamente cansada. Não percebem que defenda contra o Paços de Ferreira. Mas o que realmente eu não percebo é que alguns adeptos não queiram que a equipa vá festejar um titulo com eles. Que devolvam a camisola do nosso capitão, que insultem a equipa quando esta está a sair do estádio. Foram alguns desses adeptos que acham que são os únicos e grandes benfiquistas e que já confundem o Benfica consigo próprios. Relembro também que muitos desses adeptos participaram em muitos dos episódios mais tristes da história do Benfica. Episódios de violência que nada têm a ver com o historial deste clube.

João Oiveira disse...

Quanto à Liga Europa vou dizer porque acredito que podemos vencê-la. Porque com Javi e Airton no meio dificilmente nos marcam um golo. Porque temos jogadores como Aimar, Coentrão, Saviola, Gaitan e outros que podem resolver um jogo a qualquer momento. porque os árbitros são estrangeiros. porque passando as meias-finais temos 15 dias para descansar e preparar a final. Temos muitas, mesmo muitas possibilidades de o conseguir. Eu acredito.

Xenrik disse...

essa de os adeptos dos 400km terem mais valor que os outros é treta, principalmente qd vão lá para descarregar as frustações e assobiar a equipa. o benfica n precisa que se desloquem, pq tem adeptos em todo o lado. vão lá pq querem, deixem-se de merdas.

jmdeviveirosf disse...

IMPOSSIVEL!!! HISTÓRIA INVENTADA!!! INFILTRADOS!!! SE FOREM INFILTRADOS, FOGUEIRA COM ELES!!! NÃO ACREDITO QUE UM VERDADEIRO BENFIQUISTA TENHA ESSE COMPORTAMENTO. NEM GENTE SÃO QUANTO MAIS FIÉIS DO SAGRADO MANTO ENCARNADO!!! IMPOSSSIVEL!!!

Rui disse...

Esta equipa, se o treinador assim quiser, pode perfeitamente ganhar ao Porto. Já o fizemos este ano, de um modo categórico. É preciso é que não se esteja à espera de coisa nenhuma. Tem de se jogar para ganhar.

Não vejo como se pode rejeitar a camisola do capitão de equipa, um jogador como Luisão, há tantos anos no Benfica. O problema dele foi ter ido oferecê-la a alguns que se acham donos do clube, os mesmos que interrompem treinos e atrasam autocarros. É preciso acabar com esses tiques dessa gentalha. Põe-nos ao nível da merda do clube dos duques e viscondes, esses é que fazem isso!

pedro disse...

Um jogo em Coimbra recebe sempre adeptos sedentos de boas exibições, podendo levar a comportamentos de "desapoio", como os que se verificaram ontem. É mau que assim seja.

A Liga Europa seria excelente para o Glorioso. Mas considerando os níveis baixos de confiança, a incapacidade evidenciada por JJ para trazer emocionalmente a equipa do fundo e a qualidade dois restantes adversários, o Benfica terá agora que se transcender. Também com o apoio dos sócios e adeptos, como tu que tanto o demonstras neste post.

ad.eternum SLB disse...

http://adeternumslb1904.blogspot.com/2011/04/benfiquistasuni-vos.html

Saudações Benfiquistas

Seismilhoesum disse...

Desculpem lá, mas falta inteligência e sobretudo força mental aos jogadores! As invenções do JJ e o não saber rodar a equipa já roça o ridículo! Ele não está a jogar Playstation! E depois do duplo desastre, sobretudo na Taça, com certeza que os adeptos esperavam muito mais! Os do Paços de Ferreira, embora exagerando, a reclamar que mereciam a vitória???????!!!????
A ferida (dupla) não sairá jamais, sobretudo para os que temos a infelicidade de morar no meio dos andrades (sempre com inicial pequena), e os nossos atletas, o JJ e os dirigentes TÊM que fazer MUUUUIIITTO mais até serem perdoados!

basten disse...

L:

---

"e é ridiculo a obsessao que noto com o porto. preferem ganhar ao porto e nao ganhar nada como koeman?

preferem empatar os jogos todos com o porto e so ganhar tambem a taça da liga, mas jogando feio e ganhando menos jogos, como quique?"

---

isto não foram só dois ou três jogos com o porto. ganharam o campeonato na nossa casa e ganharam a presença no jamor na nossa casa a virar uma desvantagem de 2 golos. a supertaça dou de borla e até os 5-0 posso classificar como um acidente de percurso. já levámos 7-1 dos lagartos e fomos campeões, não é por aí. agora estes dois jogos eram uma questão de orgulho. isto é grave e para os adeptos conta muito, não é obsessão nenhuma.

MAFARRICO disse...

Nada justifica que BENFIQUISTAS assobiem o BENFICA.
Mas,os FILHOS DA PUTA que o fizeram não acredito que sejam do BENFICA.
BENFICA SEMPRE

L. disse...

basten, não precisas de enumerar. eu fiquei preparado para carregar no botão vermelho do apocalipse no 5-0, na derrota para a liga e na derrota para a taça.

mas ao mesmo tempo, tenho a noção de que esta onda de insultos a jogadores, treinadores e dirigentes não tem nada de bom para o benfica. zero.

e que jesus e o melhor treinador que poderiamos de momento ter. assim como esta direccao e presidente mesmo com as suas imensas falhas.

vemos absurdamente criar a onda de que jesus podera sair, com a ajuda dos media - e nao e de a bola, e generalizado - e vejo muita gente a cair na esparrela.

se o ano passado tivemos o que tivemos foi merito desta direccao e treinador. logo, merecem chance de voltar a faze-lo.

nao e por acaso que os media estao tao desesperados em criar esta onda contra jesus e vieira.

as criticas que tenho a fazer faço-as em finais de maio.

Mentiroso disse...

Luisão

Entristece-me de sobremaneira a ignóbil contestação que tem vindo a ser alvo o nosso capitão Luisão, maior e mais representativo símbolo da actual geração de jogadores do Benfica.

Por mais insignificante que seja quanto à sua representatividade no universo da massa adepta benfiquista, este grupo de pretensos contestatários escolheu mal o alvo para mostrar o seu desagrado pelos últimos desaires desportivos. Luisão não merecia tamanha ingratidão dos adeptos, tal como não a merecem outros briosos atletas, com Fábio Coentrão à cabeça. Pelos anos que leva de clube, pela entrega, pela categoria, pelo exemplo que tem dado em campo e no balneário, nomeadamente nesta mesma época, Luisão deveria ser preservado da fúria de alguns irresponsáveis de memória curta e parca lucidez.

Se há um ponto onde estou totalmente sintonizado com o Presidente Luís Filipe Vieira, e cada são vez menos, este será em torno da importância de manter a todo o custo Luisão no clube, porque ele é somente o melhor jogador do Benfica da actualidade e - a par de Fábio Coentrão - o que melhor interpreta a alma benfiquista.

O comportamento deste grupo de imbecis envergonha-me. O nosso capitão não merecia tamanha ingratidão.